11ª FELIS 2017 » NOTÍCIAS » 05/09/2016 - Projeto da 10ª Feira do Livro é apresentado a parceiros e apoiadores do evento
05/09/2016 - Projeto da 10ª Feira do Livro é apresentado a parceiros e apoiadores do evento

05/09/2016

Projeto da 10ª Feira do Livro é apresentado a parceiros e apoiadores do evento

 

As ruas do Centro Histórico da capital maranhense serão tomadas por amantes da leitura e das artes em novembro. Durante oito dias, os visitantes e ludovicenses poderão "Ler a Cidade e suas Memórias" no maior evento literário do Maranhão, a Feira do Livro de São Luís (FeliS), que chega a sua 10ª edição, no período de 6 a 13 de novembro, na Praia Grande. O projeto foi apresentado esta semana para potenciais parceiros e apoiadores do evento.

O secretário adjunto de desenvolvimento sustentável da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), Pablo Rebouças, participou da reunião e fez uma explanação sobre o processo de certificação da Prefeitura a empresas que apoiam o patrimônio histórico e cultural de São Luís. "A Feira é, sem dúvidas, um ambiente de negócios e uma oportunidade de incentivar a preservação do patrimônio histórico tombado pela Unesco, além de fortalecer a parceria entre o município e entidades privadas, multiplicando a economia do estado. Desta maneira, a Prefeitura de São Luís criou três certificados para pactuar e incentivar esse cuidado com nosso bem tão precioso, são eles Empresa Amiga do Patrimônio da Humanidade de São Luís, Entidade Parceira do Patrimônio da Humanidade de São Luís e Personalidade Protetora do Patrimônio da Humanidade de São Luís".

Para o secretário municipal de cultura (Secult), Marlon Botão, a Feira, ao longo de uma década, já se consolidou como um projeto cultural e evento que não somente promove ações durante oito dias de atividades, como também transforma a vida de muitas pessoas por meio do acesso à literatura e as artes em geral. "A Feira torna-se um convite aos turistas e ludovicences de habitar e conhecer o Centro Histórico de São Luís. É uma forma de valorização do conhecimento e também permite o acesso gratuito à cultura, envolvendo a sociedade civil e fomentando políticas públicas em nossa cidade por meio dos eixos literário, pedagógico, artístico e da comercialização de livros".

HOMENAGEM

Este ano, a FeliS homenageará o poeta maranhense Gonçalves Dias – um dos maiores ícones da literatura do país, responsável por consolidar o movimento romântico brasileiro – e conta com uma programação com centenas de atividades gratuitas para públicos de todas as faixas etárias, envolvendo a participação direta de escritores renomados, ilustradores, mediadores da leitura e contadores de histórias, artistas, entre outros convidados.

"Uma década se passou e nada mais merecedor que resgatar as memórias da cidade e da própria Feira, fazendo um passeio histórico e literário por meio do resgate de escritores que já foram patronos do evento, grandes expoentes da literatura que contribuíram e contribuem para a construção de uma sociedade mais consciente de seu papel como formadora de opinião, como Josué Montello, Arthur Azevedo, Ferreira Gullar, José Louzeiro, José Chagas, Nauro Machado, Wilson Marques e Lourdinha Lacroix", ressaltou a coordenadora geral da 10ª FeliS, Rita Oliveira.

A cada edição, mais de 200 mil visitantes celebram a tradição literária e cultural da capital maranhense. O objetivo do evento é propiciar o maior acesso ao livro, estimular a formação de novos leitores e incentivar as cadeias produtivas em torno do livro e da mediação da leitura.

A ideia da Feira do Livro surgiu de um projeto do Sesc que realizava a Feira de Livro Infantil desde a década de 1960. Nos anos 2000, ela vem com uma nova proposta de expansão, como explica a Técnica de Cultura do Sesc e Curadora da 10ª FeliS, Betânia Pinheiro. "O Sesc entendeu em todo país que o evento era grandioso e poderia atingir outros públicos, não só o infantil, pois somava com os trabalhos que já realizamos no âmbito da cultura dentro da entidade. Com esse novo formato, a Prefeitura de São Luís resolveu unir forças conosco por saber da magnitude do evento e dos benefícios que traria para nossa cidade, passando a realizar a FeliS anualmente, tendo o Sesc como correalizador desde a 1ª edição".

A Feira do Livro de São Luís é uma promoção da Prefeitura de São Luís, por meio das Secretarias de Cultura (Secult) e de Educação (Semed), e tendo como correalizadores o Serviço Social do Comércio (Sesc) e a Associação dos Livreiros do Estado do Maranhão (Alema).

SAIBA MAIS

A FeliS foi criada pela Lei Municipal nº 4.449, em 11 de janeiro de 2005, e aconteceu pela primeira vez em 2007. Hoje envolve mais de 86 mil alunos da rede pública, mais de 50 instituições, participação de 33 escritores de outros estados e mais de 70 nomes locais, mais de 45 palestras e rodas de conversas. Além disso, se expande para 14 municípios do estado que participam das visitas, capacita 200 monitores universitários selecionados através de edital e participação direta de mais de 100 pessoas na equipe de produção.

A programação contempla lançamento de livros de autores maranhenses, espetáculos artísticos (teatrais, musicais, performances, intervenções, saraus), sessões de contação de histórias e de cinema, recitais de cordel, oficinas pedagógicas e culturais, apresentações artísticas e culturais de estudantes da rede pública de ensino e visitação de escritores de renome nacional à escolas locais.