11ª FELIS 2017 » NOTÍCIAS » 29/09/2016 - Monitores da Feira do Livro serão capacitados para atuarem durante o evento
29/09/2016 - Monitores da Feira do Livro serão capacitados para atuarem durante o evento

29/09/2016

Monitores da Feira do Livro serão capacitados para atuarem durante o evento

 

Os monitores voluntários da 10ª Feira do Livro de São Luís participarão de uma capacitação para atuarem durante os oito dias de Feira. São 170 monitores que assitirão à palestra ministrada pela Coordenadora de Qualidade de Capacitação da Secretaria Municipal de Turismo, Silvia Regina Targino, no dia 6 de outubro das 14h às 18h, no Cine Teatro da Cidade – equipamento cultural da Prefeitura de São Luís.

O treinamento é realizado para aprimorar os conhecimentos dos monitores sobre o Centro Histórico de São Luís, atrativos da cidade e qualidade de atendimento. Todos eles recebem certificado de participação no minicurso. A cada edição, mais de 200 mil visitantes celebram a tradição literária e cultural da capital maranhense, entre turistas e moradores locais.

"A finalidade da formação é que eles possam atender bem a todos os visitantes e que estejam munidos de informações sobre a Feira e sobre a cidade. Durante o evento são os monitores que recebem estes visitantes, acompanham os alunos aos vários ambientes onde acontecem as atividades, auxiliam na entrega de programação, dão informações e esclarecem dúvidas", destacou a coordenadora da 10ª FeliS, Rita Oliveira.

Durante a Feira do Livro, os monitores se dividirão por turno, vespertino ou noturno, com carga horária de atividades de quatro horas. Cada monitor receberá um kit de trabalho, lanche nos dias trabalhados e certificado de participação com carga horária de 40h para fins de atividade extracurricular. "No encerramento da FeliS fazemos a entrega dos certificados e um momento de agradecimento e condecorações aos monitores destaques da edição", ressaltou Rita Oliveira.

10ª FeliS

A 10ª Feira do Livro de São Luís será realizada de 6 a 13 de novembro, na Praia Grande com o tema "Ler a Cidade e suas Memórias". O objetivo do evento é propiciar o maior acesso ao livro, estimular a formação de novos leitores e incentivar as cadeias produtivas em torno do livro e da mediação da leitura.

Este ano, a FeliS homenageará o poeta maranhense Gonçalves Dias – um dos maiores ícones da literatura do país, responsável por consolidar o movimento romântico brasileiro – e conta com uma programação com atividades gratuitas para públicos de todas as faixas etárias, envolvendo a participação direta de escritores, ilustradores, mediadores da leitura e contadores de histórias, artistas, entre outros convidados.

A 10ª FeliS é uma promoção da Prefeitura de São Luís, por meio das Secretarias de Cultura (Secult) e de Educação (Semed), e tendo como correalizadores o Serviço Social do Comércio (Sesc) e a Associação dos Livreiros do Estado do Maranhão (Alema).