11ª FELIS 2017 » NOTÍCIAS » 06/10/2016 - Monitores são capacitados para atender os visitantes da 10ª Feira do Livro
06/10/2016 - Monitores são capacitados para atender os visitantes da 10ª Feira do Livro

06/10/2016

Monitores são capacitados para atender os visitantes da 10ª Feira do Livro

 

"Ler a cidade e suas memórias", este é o tema da 10ª Feira do Livro de São Luís (FeliS) que acontecerá na Praia Grande de 7 a 13 de novembro. Faltando menos de um mês para o maior evento literário do Maranhão, ainda estão abertas as inscrições para seleção de propostas artísticas e de prestadores de serviços artísticos culturais que queiram participar da programação da feira. Os grupos e artistas poderão acessar o edital de inscrição no site do Serviço Social do Comércio (Sesc), www.sescma.com.br, na aba Editais. Já os monitores que atuarão durante os dias da FeliS foram capacitados nesta quinta-feira (6) em Qualidade de Atendimento e Atrativos Históricos da Cidade.

O treinamento foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, ministrado pelos servidores Fernanda Batalha e José Ribamar da Costa. A Secretária de Turismo, Socorro Araújo, esteve presente no minicurso e falou da importância do evento para o turismo local. "O turismo é uma atividade transversal, está aliada a várias outras áreas, portanto sempre firma parcerias em eventos como este que movimentarão a cidade e contribuirão para que as riquezas de São Luís sejam mais conhecidas".

Antes da capacitação, os monitores foram apresentados para a equipe organizadora e conheceram todo o projeto da 10ª FeliS. Durante a Feira do Livro, os monitores irão se dividir por turno, vespertino ou noturno, com carga horária de atividades de 4 horas. Cada monitor receberá um kit de trabalho, lanche nos dias trabalhados e certificado de participação com carga horária de 40h para fins de atividade extracurricular.

Uma semana antes da 10ª FeliS, eles irão visitar todos os espaços da feira encerrando, assim, o ciclo do treinamento, que é realizado para aprimorar os conhecimentos dos monitores sobre o Centro Histórico de São Luís, atrativos da cidade e qualidade de atendimento. Todos eles também recebem certificado de participação no minicurso.

"Em todo o país, nós somos reconhecidos como um povo hospitaleiro e nada melhor que formar novos agentes disseminadores de nossa história e cultura. A boa recepção tem tudo a ver com o conhecimento, quando se está bem informado, você consegue atender melhor a todos e permitir um melhor proveito e percepção da cidade", disse a secretária de Turismo.

A cada edição, mais de 200 mil visitantes celebram a tradição literária e cultural da capital maranhense, entre turistas e moradores locais. "A finalidade da formação é que eles possam atender bem a todos os visitantes e que estejam munidos de informações sobre a Feira e sobre a cidade. Durante o evento são os monitores que recebem estes visitantes, acompanham os alunos aos vários ambientes onde acontecem as atividades, auxiliam na entrega de programação, dão informações e esclarecem dúvidas", destacou a coordenadora geral da 10ª FeliS, Rita Oliveira.

SELEÇÃO

Os grupos e artistas que desejam participar da FeliS poderão inscrever propostas artísticas e de prestadores de serviços artísticos culturais por meio do edital de inscrição no site do Serviço Social do Comércio (Sesc), www.sescma.com.br, na aba Editais.

O edital visa contemplar espetáculos teatrais adultos e infantis, espetáculos de rua, contações de história, canto coral, intervenções artísticas, performances e personagens literários, leituras dramáticas e ambientação cenográfica dos espaços (monitores culturais, assistentes de produção cultural, oficineiros para atividades ludo-culturais) e artesões. Mais informações pelo número (98) 3216 3830 ou e-mail galeriadeartesescma@gmail.com.

FEIRA

O objetivo do evento é propiciar o maior acesso ao livro, estimular a formação de novos leitores e incentivar as cadeias produtivas em torno do livro e da mediação da leitura.

Este ano, a FeliS homenageará o poeta maranhense Gonçalves Dias – um dos maiores ícones da literatura do país, responsável por consolidar o movimento romântico brasileiro – e conta com uma programação com atividades gratuitas para públicos de todas as faixas etárias, envolvendo a participação direta de escritores, ilustradores, mediadores da leitura e contadores de histórias, artistas, entre outros convidados.

A 10ª FeliS é uma promoção da Prefeitura de São Luís, por meio das Secretarias de Cultura (Secult) e de Educação (Semed), e tendo como correalizadores o Serviço Social do Comércio (Sesc) e a Associação dos Livreiros do Estado do Maranhão (Alema).