11ª FELIS 2017 » NOTÍCIAS » 08/11/2016 - Juventude tem programação diversificada no Espaço Jovem da 10 ª FeliS
08/11/2016 - Juventude tem programação diversificada no Espaço Jovem da 10 ª FeliS

08/11/2016

Juventude tem programação diversificada no Espaço Jovem da 10 ª FeliS

 

 

Um dos ambientes mais movimentados da 10ª FeliS, o Espaço Jovem, localizado na Vila dos Livros (Praça da Casa do Maranhão), tem uma programação voltada para o maior público da feira, a juventude. Nesta terça-feira (8), o público vai poder conferir um bate-papo às 17h com o romancista, contista, poeta e empreendedor, Reginaldo Ferreira da Silva: o Ferréz. A conversa será mediada pela jornalista e escritora Talita Guimarães, idealizadora do projeto Literatura Mútua – que já vem acontecendo mensalmente na Galeria Trapiche e foi integrado a programação do Espaço Jovem.

"Nossa cidade terá a honra de reunir ao longo de uma semana autores contemporâneos de vários gêneros e temáticas para compartilhar conosco experiências de leitura e escrita, que nos darão um panorama bastante rico da literatura nacional produzida e consumida atualmente. Será uma ótima oportunidade para trocar ideias e dicas de leitura, além é claro de conhecer pessoalmente os escritores", destaca Talita Guimarães.

As rodas de conversa do Literatura Mútua priorizam experiências de leitura e escrita de autores publicados ou não, que são convidados a relatar como a leitura atravessa suas percepções humanas e influenciam em seus trabalhos. Durante a conversa, o público pode interagir com os autores e no final participar de sessões de autógrafos e lançamentos.

No espaço, a programação inicia às 13h com apresentação artística de Hip Hop do Centro de Juventude Eldorado – FUNAC, seguido de roda de conversa "Juventudes, cultura e periferia" com o Fórum Municipal de Juventudes, Nando Marley, Fórum Maranhense de Artes Cênicas, Sebo no Chão, Conselho Municipal de Cultura, Movimento do Skate, Oton Salazar do Hip – Hop, Professor de Hip Hop do Centro de Juventude Eldorado – FUNAC, com mediação da FMJ.

Às 15h também acontece a Oficina de Sensibilização contra o Bullying, com a Plan International. Às 16h tem o papo jovem "O Atlas Linguístico do Maranhão: fotografias do falar maranhense", facilitado pelos professores Dr. José de Ribamar Mendes Bezerra e Dra. Conceição Ramos do Departamento de Letras/UFMA. A programação do espaço encerra com apresentação artística do Centro de Convivência Vila Luizão e Sarau de Poesia.

PROGRAMAÇÃO

Além de Ferréz, o projeto Literatura Mútua mediou a palestra da escritora Thalita Rebouças nesta segunda-feira (7), e irá receber Duda Veloso, no dia 9; Igor Nascimento e Gustavo Lacombe (10); Sabryna Mendes (11); Zema Ribeiro (12) e Caco Barcellos (13). Os encontros são sempre às 17h.

10º FeliS

A 10ª Feira do Livro de São Luís (FeliS) este ano homenageia o poeta maranhense Gonçalves Dias. Com o tema "Ler a Cidade e suas Memórias", o maior evento literário do Maranhão vai até o dia 13 de novembro, na Praia Grande. A FeliS ficará aberta das 13h às 22h todos os dias com programações voltadas para todas as idades. O evento é realizado pela Prefeitura de São Luís e tem, como correalizadores, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e a Associação dos Livreiros do Maranhão (Alem).

A programação completa está disponível no Portal da Prefeitura (www.saoluis.ma.gov.br) e no site da Feira do Livro de São Luís (www.feiradolivrodesaoluis.com.br).