11ª FELIS 2017 » NOTÍCIAS » 08/11/2016 - 10ª edição da Feira do Livro (FeliS) é aberta oficialmente em São Luís
08/11/2016 - 10ª edição da Feira do Livro (FeliS) é aberta oficialmente em São Luís

08/11/2016

10ª edição da Feira do Livro (FeliS) é aberta oficialmente em São Luís

 

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) abriu oficialmente a 10ª edição da Feira do Livro de São Luís (FeliS). A solenidade de abertura foi realizada no Centro de Criatividade Odylo Costa, Filho. Nesta edição, a FeliS homenageia o poeta e escritor maranhense Gonçalves Dias. A programação segue até domingo (13) e está acontecendo no Centro Histórico de São Luís. O evento tem ainda como correalizadores o Serviço Social do Comércio (Sesc) e a Associação dos Livreiros do Maranhão.

O caráter tradicional da Feira do Livro, que já está incorporada ao calendário cultural da cidade, foi destacado pelo Secretário de Governo, Lula Fylho, no início da programação. "A FeliS proporciona ao público de diferentes faixas etárias o acesso à leitura e a tudo de bom que ela pode oferecer. Assim, além de movimentar o ambiente cultural e a cadeia produtiva do livro em nossa cidade, a 10ª FeliS tem importância significativa para a formação da cidadania, uma vez que coloca a cultura ao alcance de todos", destacou o titular da Secretaria Municipal de Governo (Semgov).

O Secretário Municipal de Cultura, Marlon Botão, convidou toda a população para participar dos sete dias de programação. "A Feira do Livro já é um bem cultural da nossa cidade. Convidamos toda a população a prestigiar e a descobrir uma nova São Luís a partir do mundo literário. Teremos uma programação diversa e com a presença de autores locais e nacionais", destacou Marlon Botão.

PROGRAMAÇÃO

A estrutura montada para esta edição da FeliS compreende 36 stands para livreiros, nove stands institucionais, cinco auditórios para palestras, debates e conferências, quatro espaços infantis e um palco principal, na praça Nauro Machado. No total, cerca de 2 mil metros quadrados do Centro Histórico de São Luís estão sendo ocupados com programação. Entre outras atividades, a 10ª FeliS terá cerca de 120 apresentações artísticas, além de 65 lançamentos de livros, 28 palestras, mais de 20 oficinas e 14 escritores nacionais, além de exposições e vendas de livros e outros artigos literários.

A noite contou ainda com a palestra magna do pesquisador e professor, Weberson Grizoste, intitulada "A vida e obra de Gonçalves Dias" . A palestra de Grizoste, especialista na obra do autor, foi a primeira de uma série de programações que ocorrerão até o dia 13 de novembro em alusão à vida e obra do patrono da 10ª FeliS. Considerado um dos criadores do Romantismo Brasileiro, Gonçalves Dias também é o patrono da cadeira 15 da Academia Brasileira de Letras.

Outro destaque do primeiro dia de programação da 10ª FeliS foi a escritora Thalita Rebouças. Ela participou de um bate-papo com a juventude falando sobre sua primeira experiência como leitora e sobre como começou a escrever. "Um escritor é antes de tudo um leitor. É maravilhoso atingir esse público mais jovem, pois dificilmente um adolescente que é leitor será um adulto não leitor. Estou feliz de vir a São Luís em um evento como a Feira do Livro, onde a cidade respira literatura", ressaltou.

A 10ª Feira do Livro de São Luís vai até o dia 13 de novembro, na Praia Grande, com o tema "Ler a Cidade e suas Memórias". O objetivo do evento é incentivar o interesse pelos livros e pela leitura, estimular a formação de novos leitores e incentivar as cadeias produtivas em torno do livro, da mediação da leitura e da economia criativa do livro.

10º FeliS

A 10ª Feira do Livro de São Luís (FeliS) este ano homenageia o poeta maranhense Gonçalves Dias. Com o tema "Ler a Cidade e suas Memórias", o maior evento literário do Maranhão vai até o dia 13 de novembro, na Praia Grande. A FeliS ficará aberta das 13h às 22h todos os dias com programações voltadas para todas as idades. O evento é realizado pela Prefeitura de São Luís e tem, como correalizadores, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e a Associação dos Livreiros do Maranhão (Alem).

A programação completa está disponível no Portal da Prefeitura (www.saoluis.ma.gov.br) e no site da Feira do Livro de São Luís (www.feiradolivrodesaoluis.com.br).