11ª FELIS 2017 » NOTÍCIAS » 09/11/2016 - Roda de Conversa reúne conterrâneos de Gonçalves Dias
09/11/2016 - Roda de Conversa reúne conterrâneos de Gonçalves Dias

09/11/2016

Roda de Conversa reúne conterrâneos de Gonçalves Dias

 

 

Nascido no dia 10 de agosto de 1823 em Caxias, Gonçalves Dias inspira até os dias atuais os caxienses. Nesta quarta-feira (9), a Feira do Livro de São Luís faz um bate-papo literário com vários escritores e pesquisadores da mesma cidade do patrono, com o tema "Gonçalves Dias e sua influência na literatura caxiense". O debate será às 17h30 no Café Literário, localizado no Odylo Costa, filho.

A conversa será mediada por Wybson Carvalho e terá como debatedores: Raimundo Nonato Medeiros, Frederico Brandão, Antônio Augusto Brandão, Arthur Almada Lima Filho, Jaqcques Inandy Medeiros, Silvana Meneses, José de Ribamar Correa Filho e Quincas Vilaneto.

A programação do Café inicia às 17h com Sarau Musical "Brilhando no Café", realizado pelo Curso de Licenciatura em Música - DEART – UFMA e encerra às 19h com Sarau Café com Canção, promovido pelo Curso de Licenciatura em Música da UEMA.

Gonçalves Dias é o patrono da 10º FeliS, escolhido após uma triagem de diversos nomes de escritores e poetas maranhenses. Um dos motivos da escolha é pela magnitude do poeta, considerando também que este ano a Feira celebra dez anos de história e não poderia deixar de reconhecer a importância deste grande poeta da Literatura Brasileira, patrono da cadeira de número 15 da Academia Brasileira de Letras por escolha do poeta Olavo Bilac e criador do Romantismo Brasileiro, celebrado pela capacidade de construir versos sobre as mais diversas temáticas, como a saudade, o amor, o índio, a identidade cultural de um povo, entre outros.

Ele foi discente da Universidade de Coimbra, professor do Colégio Pedro II, pesquisador incansável, estudioso meticuloso da Língua Portuguesa e Língua Tupi, e transformou ideias em livros, pensamentos em cultura, temas em poesias.