11ª FELIS 2017 » NOTÍCIAS » 10/11/2016 - Livro de Receitas escrito por servidora do Nina Rodrigues e lançado na Feira do Livro
10/11/2016 - Livro de Receitas escrito por servidora do Nina Rodrigues e lançado na Feira do Livro

10/11/2016

Livro de Receitas escrito por servidora do Nina Rodrigues e lançado na Feira do Livro

 

O lançamento do livro "Receita da Vovó Lourdes", da servidora do Hospital Nina Rodrigues, Maria de Lourdes Mota, conhecida como Vovó Lourdes, foi uma das atrações da Feria do Livro de São Luís encerrada neste domingo. A publicação dá continuidade à Oficina de Arte Culinária, desenvolvida no Hospital, com os usuários do Sistema Único de Saúde – em especial aos atendidos na Rede de Atenção Psicossocial.

"A Feira do Livro abre espaço para o lançamento desse livro que contempla um projeto grandioso, desenvolvido pelo Hospital Nina Rodrigues, e que tem mudado a realidade dos usuários do sistema de saúde mental. Nós trabalhamos com tratamentos humanizados, substituindo os serviços hospitalares tradicionais psiquiátricos, por novas formas de serviços mais abertos e de promoção do paciente, em atividades culturais, educacionais e sociais permitem seu desenvolvimento de autonomia nos diversos espaços da sociedade", destacou o diretor do Hospital Nina Rodrigues, Ruy Cruz.

Todo dinheiro arrecadado com a venda de livros é destinado ao projeto Oficina de Culinária que acontece há cindo anos na unidade de saúde. A escritora Vovó Lourdes, ressaltou que a formação promove a inclusão social dos pacientes através da garantia de emprego.

"A proposta nasceu com a intenção de ensinar a fazer atividades do dia-a-dia e dar autonomia aos pacientes, pois a família também tinha receio de que eles manuseassem utensílios domésticos, como a faca. O tratamento envolve não só o Hospital, a principal reabilitação se dá através da família que precisa acolher estas pessoas e da sociedade em geral. Hoje o curso não é mais só uma atividade ocupacional, se tornou uma fonte de renda para muitos. Com o certificado que recebem, conseguimos também parcerias para direcionar ao mercado de trabalho e alguns montam seus próprios negócios, sobrevivendo desta geração de renda", explicou Vovó Lourdes.

Aldenice Cantanhede, terminou o curso de 60 horas há um mês e também foi prestigiar o lançamento do livro na 10ª FeliS. "A culinária já era uma área que eu gostava. Mas, antes do curso, não tinha motivação nenhuma e nem achava que seria capaz de trabalhar com isso. A partir da Oficina isso mudou, só tenho a agradecer e estou colocando em prática tudo que aprendi, ganhando meu próprio dinheiro através do meu trabalho".

OUTROS LANÇAMENTOS

As outras edições também foram lançadas em Feiras do Livro de São Luís – 2014 e 2015 – trazendo receitas de doces e salgados. Nesta edição, estão reunidas mais ou menos trinta receitas de pratos típicos da cozinha maranhense.